Quanto dinheiro irias precisar num ano para viveres uma vida de sucesso, uma onde saibas que as tuas contas seriam pagas, terias onde viver e existiria comida suficiente no teu prato, mais um pequena extra para te divertires? 50,000€? 75,000€?

Vamos dizer que precisas de 100,000€ por ano, só para sermos generosos. Pondo isso em perspectiva, o rendimento médio das famílias em Portugal (os últimos dados são de 2014) era de 28,737€.

Se venderes algo na internet por 30€, quantas unidades precisas de vender de forma a suportares um estilo de vida de 100,000€?

A resposta: 3,333 unidades

Segundo o U.S. Census Bureau, a população no mundo ao dia da escrita deste artigo era de 7,250,164,321 pessoas. Se tu achas que não consegues vender algo a 3,333 dessas pessoas, tu és louco. LOUCO.

Isso é uma fracção de uma fracção de uma fracção da população mundial. Sim, eu percebo que a contagem altera se definirmos quem pode vs quem não pode comprar coisas online (ex. crianças, alguns países, acesso à internet, etc.), mas tirando essas pessoas da equação, e o ponto final é que mesmo assim só tens que vender a 3,333 pessoas para fazeres 100k.

Quando pensas realmente nisso, não são assim tantas pessoas.

… e isso é vendendo unidades a 30€. E se estivesses a vender algo a 60€? Então só precisavas de chegar a metade, ou 1,667 pessoas. A 100€ por unidade, 1,000 pessoas e por aí fora.

O exemplo abaixo é como muitas pessoas fazem uma vida de sucesso online. É como eu faço e como tu farias.

Como ser um Ninja

Vamos imaginar que tu és um fantástico “Ninja” que quer ensinar a iniciados como eles também se podem tornar um ninja. Tu decides criar um ebook relativamente barato que vai ensinar instruções passo-a-passo em “Como ser um Ninja em 30 dias“. Simples, certo?

Tu começas um blog e começas a escrever sobre a tua jornada enquanto Ninja ou sobre técnicas Ninja, e lentamente, as pessoas começam a seguir o teu conteúdo e a subscrever à tua lista de emails, teu Facebook, Instagram e Youtube. Não acontece de um dia para o outro mas os meses passam, tu continuas a escrever e os subscritores continuam a entrar.

Depois de 6 meses, chegas aos teus primeiros 1000 subscritores.

Tu então crias o ebook de “Como ser um Ninja em 30 dias” e decides vendê-lo a 30€, e promoves aos teus subscritores. A realidade de qualquer situação de vendas (não só vendas online) é que apenas uma fracção de pessoas acabam por ser teus clientes. E isso é OK. Não precisas que todos comprem; só queres as pessoas que estejam realmente interessadas.

Assumindo que tens 1000 subscritores, consegues um rácio de conversão de 10%, o que não é irrealista para uma pequena lista bem segmentada:

10% de 1000 = 100 vendas
100 vendas a 30€ = 3,000€

São três mil euros de uma pequena lista, depois de enviar uns quantos emails ou criar alguns status nas redes sociais! Eu não sei sobre a tua situação, mas isso é IMENSO dinheiro. É mais do que a maior parte das pessoas faz em vários meses, e tu fizeste isso automaticamente no teu portátil.

Mas isto não pára aqui.

As pessoas adoraram o teu ebook e tu começas a pensar que podias criar um curso online com toda a informação sobre “Técnicas Ninja Super Secretas“. Teria tudo sobre como se tornar um Super Ninja e dominar todas as artes secretas.

Um programa desta dimensão vai precisar que invistas mais tempo nele. Vai oferecer mais valor aos teus clientes, e por isso tu vais cobrar mais. Digamos que ficará com o preço de 300€ (com uma opção para pagamentos parciais para tornar mais fácil de comprar).

Assumindo que o preço é maior, o rácio de conversão vai descer de uns saudáveis 10% para 2,5%, o que me parece um rácio standard para este preço numa lista bem segmentada. Vê o que acontece:

2,5% de 1000 = 25 vendas
25 vendas a 300€ = 7,500€

Depois de alterares significativamente o valor dos teus produtos, mesmo assim conseguiste duplicar os teus rendimentos. Sete mil e quinhentos euros é quase o que grande parte da população faz num ano – e tu fizeste isso criando um produto em (digamos) dois meses e com uma lista de apenas 1000 subscritores.

E se tivesses uma lista de 5,000 pessoas? 10,000 pessoas? À medida que a tua lista de subscritores vai aumentado, também vão os teus lucros. Mas é tudo baseado no mesmo modelo de negócio:

Criar óptimo conteúdo -> Conseguir subscritores -> Vender-lhes conteúdo pago

Não é magia; é apenas matemática.

Imagina que pegavas no mesmo produto Ninja e o transformavas num produto de subscrição onde novo conteúdo era continuamente adicionado e os utilizadores pagavam 25€ por mês para aceder – similar ao modelo da Netflix.

Agora… assume que a tua lista de subscritores continua a aumentar e tu continuas a ter pessoas a comprarem este produto. Algumas pessoas vão sair e outras vão entrar à medida que o tempo avança visto que é um pagamento mensal, mas o teu rácio de retenção é de seis meses. Vamos assumir que consegues manter 100 pessoas no teu programa de subscrição a qualquer altura.

Aqui ficam os números durante um ano:

100 pessoas x 25€ = 2,500€/mês
2,500€/mês x 12 meses = 30,000€ por ano

Vês o que aconteceu aqui? Ao criares um produto de 25€, tu fizeste um ÓPTIMO salário anual com apenas 100 pessoas. Imagina se conseguisses duzentas pessoas!

É por isso que criar produtos online é um PODEROSO modelo de negócio. (À medida que escrevo isto, começo a perceber como é que alguns padres conduzem Mercedes e Bmw’s. Se cada membro da congregação lhes der vinte euros por semana…)

Lições Ninja

Aqui está o que podemos aprender pelo nosso Ninja:

  1. Se as pessoas comprarem de ti uma vez, é mais provável que voltem a comprar. Isto é tão verdade, e eu próprio testemunhei isso. Cria conteúdo excelente uma vez para provares a tua experiência, e muitas pessoas vão desejar qualquer produto adicional que tenhas para oferecer
  2. Dinheiro ganho por cliente é importante. Existem duas formas básicas para aumentares a quantidade de dinheiro que ganhas. Primeira, podes focar-te em conseguir mais clientes. Segunda, podes focar-te no quanto ganhas por cada cliente, não só aumentando os preços do que tens para oferecer, mas oferecendo upgrades ou outros produtos premium. Faz ambos e os teus rendimentos vão descolar.
  3. Não precisas de muitos clientes para teres sucesso. Este é o verdadeiro ponto deste artigo. Não precisas de chegar assim a tantas pessoas de forma a conseguires ganhar o suficiente para fazeres uma vida de sucesso online.

Duas abordagens

Existem duas formas em como podes usar esta informação:

Primeira, podes entrar num mercado extremamente saturado com várias companhias, negócios, websites e/ou blogs, e mesmo assim ter sucesso. Se tiveres um ângulo único que apele a um número diferente de pessoas dentro desse mercado, podes ter bastante sucesso. Já ouviste falar em “quota de mercado”, certo?

Segunda, podes entrar num nicho ou mercado que seja muito específico, um que seja super especializado que não tenha tanta competição. Tu transformas-te na autoridade nesse nicho, aquela pessoa ou website que as pessoas consultam sempre que quiserem informação sobre aquele tópico. Garante a tua autoridade, e novamente não precisas que muita gente que compre de ti para teres uma vida de sucesso online.

É por isso que fazer negócios online é tão bom. Tu tens a oportunidade de vender algo a qualquer pessoa no mundo com acesso à internet. Não houve nenhum outro tempo na história do mundo onde isto fosse possível para pessoas como nós.

Isto não é um engano

Eu já tive imensos comentários realmente fantásticos em muitos dos meus artigos, e agradeço imenso a todas essas pessoas, do fundo do meu coração. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas que aquilo que faço seja sequer possível.

Sinto-me bastante mal por essas pessoas porque não estão a dar uma chance a elas próprias para verem aquilo que é possível para elas! Espero que este artigo dê a pelo menos um desses sépticos uma dose de realidade.

Os tempos estão a mudar, as pessoas estão a comprar informação online. Chega a poucas dessas pessoas, e vais ver o que realmente acontece.

Oh, e a população estimada do mundo em 2040 será de 9 biliões. Vais tirar vantagem disso?

É a tua vez

Completa esta frase nos comentários abaixo, “Eu vou conseguir ter uma vida de sucesso online porque _____”. Adorava ler as tuas razões!

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Sou o fundador de Coffeebreak – um site que criei num dormitório até um negócio online com mais de 1 milhão de visitantes mensais e milhares de euros em receitas. Hoje dedico a minha vida a ajudar outras pessoas a criarem negócios online de sucesso.

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