Como consegui trabalhar em casa e estar com a família ao almoço

Trabalhar em casa sempre foi um sonho meu. Assim que tive a prova de como é a vida de escritório – as críticas, as foforras, competitividade, facadas pelas costas e fracas exibições de carácter, eu soube que essa vida não era para mim.

Por outro lado, crescer o meu negócio, passar tempo com a família, ter o meu próprio horário e trabalhar em casa – isso é o que sempre quis. E algo que agora tenho.

Neste artigo vou mostrar-te algumas estratégias que te vão permitir um dia trabalhares a partir de casa e passares mais tempo com a tua família.

1. Conseguir uma boa motivação

A primeira coisa que precisas fazer é conseguir a motivação certa para o fazeres. Porquê? Porque trabalhar em casa sozinho é muito díficil. Leva tempo, paciência e muita disciplina.

Se não tiveres uma boa motivação para trabalhares para ti mesmo, então vai ser muito difícil continuares focado nos teus objectivos.

Aqui ficam algumas razões que sempre me motivaram a querer trabalhar em casa:

  • Evitar más companhias. Quando trabalhas num escritório não podes escolher os teus colegas. Eu encontrei-me a ficar mais amargo e uma pessoa mais irritada e por isso decidi sair antes que o meu carácter ficasse demasiado corrompido. Trabalhares para ti próprio é realmente a única forma de fazeres isso.
  • Crescer os meus activos. Quando trabalhas numa empresa fazes crescer os activos de outra pessoa. Quando trabalhas para ti estás a pôr tempo e esforço em algo que é teu. Cada gota de suor que deitas pertence a ti e ao teu negócio. Isso é muito compensador.
  • Ajudar pessoas. O meu maior objectivo na vida é usar o meu tempo para ajudar o maior número de pessoas possível. Qualquer dinheiro que ganhe quero usá-lo de uma forma que beneficie os outros, não só a mim. Não estou interessado em casa grandes ou férias de luxo ou carros caros (se bem que gosto do Audi R8!). Estou interessado em construir algo que faça a diferença.

Pensa no porquê de quereres trabalhar por conta própria. O que te vai ajudar a ultrapassar aquelas semanas em que nenhum dinheiro na tua conta? O que te vai ajudar a ultrapassar aquelas noites sem dormir trabalhando com um prazo? O que te vai impedir de te desleixares quando ninguém te está a ver? Sem uma boa motivação estás condenado.

2. Um projecto a curto, dois a médio e um a longo prazo

Ok, aqui está. Esta é a estratégia que me permitiu trabalhar em casa e passar mais tempo com a família. É também a estratégia que me ajudou a navegar pela crise financeira sem muitos problemas.

Tens sempre que ter um plano a curto prazo, dois a médio e um a longo prazo:

O projecto a curto prazo
Este projecto é o rendimento do dia a dia que te paga as contas. Pode ser um blog ou um website que paga rendimentos consistentes ou pode ser um trabalho a part-time. Eu trabalhei num call-center durante dois anos enquanto criava os meus negócios online. Não é dos trabalhos mais glamorosos mas pagava a renda, punha comida no prato e dava horas suficientes para me dedicar e desenvolver alguns websites.

Os dois projectos a médio prazo
Estes são os projectos que te vão dar dinheiro nos próximos seis meses. Estes são os projectos que vão ficar mais consistentes com o tempo mas que precisam de algum trabalho por agora. Por exemplo, podes estar a criar um blog premium que precisa de pelo menos 100 artigos antes de começar a ganhar engrenagem. Ou podes estar a desenvolver 20 websites pequenos que precisam de conteúdo e design. Tens sempre que ter pelo menos dois projectos em curso.

O projecto a longo prazo
Este projecto está a um ano de distância. É algo, se correr bem, tem o potencial para te colocar na reforma antecipada. É um projecto de sonho mas é algo que trabalhas activamente todos os dias ou pelo menos todas as semanas. Este projecto pode ser maior que todos os outros e por isso precisa de mais planeamento e estratégia. Mas assim que comece a fazer algum dinheiro torna-se no teu projecto a curto prazo e tens que voltar a descobrir um novo projecto a longo termo.

3. O dedo no maior número de tartes que conseguires

Quando tu és um empreendedor ou geres um negócio online, tens que ter o teu dedo no maior número de tartes que conseguires. Porquê? Porque as coisas mudam tão rapidamente online; num minuto estás a pagar as contas e no outro estás falido. Deixa-me dar um exemplo.

À três anos um grande amigo meu tinha um bem sucedido website de fitness. Ele fazia cerca de 300$ por semana com Adsense e pagava as suas contas na altura. O site tinha bastante tráfego do Google. Depois de um ano aconteceu um desastre. Foi completamente banido do Google.

Porquê? Nem ele sabe. Mas a verdade é que ele estava verdadeiramente falido. Porquê? Porque não tinha mais nenhuma fonte de rendimentos.

Se a tua maior fonte de rendimento diminuir ou acabar, isso não te deve afectar assim tanto. Deves ter uma outra fonte de rendimento a vir de outro lado. Descobre a razão porque isso acontecer e resolve.

Se tu és um bloguer ou geres um website que é maioritariamente dependente do tráfego do Google, então este exemplo é para ti. O Google pode mudar o seu algoritmo a qualquer hora e tu não queres ser apanhado com as calças para baixo.

Bónus: Errar é bom

Se tu és diversificado o suficiente vais descobrir que errar transforma-se em algo que é bom para o teu negócio. Isso permite que aprendas com os teus erros e melhores a tua aproximação a fazer dinheiro online.

Se, no entanto, estás apenas dependente de uma fonte, então errar torna-se muito difícil de aprender. O stress e o pânico toma conta de ti e ficas consumido em apenas tentares encontrar o próximo dólar.

Garante que tens diferentes projectos e o teu dedo no maior número de tartes possíveis. Vais conseguir ter sucesso.

Bem Vindo à Geração Milionária
Nós partilhamos conteúdo que tu podes realmente usar para mudar a tua vida, duas vezes por semana.
Tu nasceste com um propósito, caso contrário não estarias aqui. Clica no botão abaixo e junta-te a uma óptima comunidade de pessoas que já estão a mudar as suas vidas.
JUNTA-TE À COMUNIDADE
Ivo Ferreira
Ivo Ferreira

Sou o fundador de Coffeebreak – um site que criei num dormitório até um negócio online com mais de 1 milhão de visitantes mensais e milhares de euros em receitas. Hoje dedico a minha vida a ajudar outras pessoas a criarem negócios online de sucesso.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Download de

7,250,164,321 razões porque podes fazer uma vida de sucesso online

Faz download gratuito do nosso guia e aprende como pessoas 'normais' estão a pegar nas suas habilidades e a transformá-las em negócios online extraordinários.
QUERO ACESSO IMEDIATO
Bem Vindo à Geração Milionária
Nós partilhamos conteúdo que tu podes realmente usar para mudar a tua vida, duas vezes por semana.
Tu nasceste com um propósito, caso contrário não estarias aqui. Clica no botão abaixo e junta-te a uma óptima comunidade de pessoas que já estão a mudar as suas vidas.
JUNTA-TE À COMUNIDADE