Como teres a certeza que o teu negócio online se destaca
Como teres a certeza que o teu negócio online se destaca

Começar um negócio online não significa que tenhas de criar o próximo Google ou Facebook. De facto, podes usar as capacidades que já tens para encontrares uma ideia de negócio lucrativa.

A pergunta de hoje é do Tiago. Ele pergunta:

“Como posso eu, alguém que não é único, criar algo que o seja? O que faço se as minhas paixões primárias ou não são monetizáveis (teologia), ou pareçam estar saturadas, como a saúde ou desporto?”

Eu adoro este tipo de questões porque, se prestares atenção e efectivamente olhares para as suposições, podes facilmente encontrar o que se está a passar.

Por exemplo, quando o Tiago diz; “Como posso eu, alguém que não é único, criar algo que o seja?”, ele já está a começar com as suposições e crenças erradas.

Não há ninguém que seja exactamente idêntico a ti, ninguém que tenha exactamente as mesmas experiências e ninguém que tenha exactamente as mesmas capacidades. Tu és único e podes levar as tuas capacidades e paixões únicas e partilhá-las com o mundo usando um negócio online.

A próxima suposição errada nesta questão é que o tópico (teologia) “não é monetizável.”.

Primeiro, para saberes que algo não te vai fazer ganhar dinheiro, tens de fazer pesquisas, estudar as pessoas e mergulhar-te no mercado.

Não podes apenas decidir “Oh, a teologia não é monetizável!”

Na realidade eu conheço um padre que cria sermões uma vez por semana. Depois, ele vende esses sermões a milhares de outros padres pelo mundo fora.

Acontece que os padres precisam de saber o que dizer nos seus sermões e por vezes eles não querem fazer os seus próprios discursos. Ele só conseguiu descobrir isso ao testar o mercado e ver se alguém lhe pagaria pela sua ideia.

Porque este homem não assumiu só “Eh, isso nunca fará dinheiro”, ele agora gere um negócio de seis dígitos no campo da teologia.

Que lição podemos tirar daqui?

A lição aqui é que tu tens de fazer o trabalho de casa. Não podes apenas adivinhar o que o teu mercado irá querer.

E a última coisa sobre a qual quero falar é a questão da ideia que “Há demasiada competição. Eu não tenho nada único para dizer.” Deixa-me começar por dizer, a competição é na realidade uma coisa BOA. Significa que há dinheiro para ser feito nesse mercado.

Olha para o campo dos sites de textos, por exemplo. É um mercado muito competitivo.

E ainda assim, o meu site Coffeebreak, chegou ao top 10 dos sites de entretenimento mais visitados em Portugal, em apenas 6 meses.

Já haviam milhares de sites, milhares de pessoas que tinham escrito sobre romance anteriormente, mas ainda assim este site foi um enorme sucesso.

É da mesma forma no campo dos negócios. É um mercado competitivo. Porém, o nosso produto, Teus Primeiros 1K, continua a vender extremamente bem.

Quase todas as outros sectores, desde os negócios online à psicologia ou à produtividade, trabalham da mesma forma: a competição não te deve parar de entrar no mercado.

Se há outros produtos lá fora a vender, não é uma coisa má. Contra-intuitivamente, é uma coisa boa porque prova que as pessoas estão dispostas a pagar por isso.

Se pensas que o mercado está saturado ou é altamente competitivo, para de usar essas palavras para descrevê-lo. Em vez disso, deverias pensar desta forma: estes são mercados que têm uma grande procura . E tu podes servir essa procura de muitas formas.

Vê o mercado dos produtos de saúde e desporto por exemplo. Há muitas maneiras em que podes oferecer algo único para uma audiência neste campo.

 

xexercise

 

Por exemplo, tu podes direccionar-te para os atletas universitários. Tu podes direccionar-te para as pessoas que estão nos seus 50’s que querem começar a fazer desporto depois de mais de 10 anos sem fazerem nada. Tu podes direccionar-te para mães que querem voltar a caber nas suas calças da altura do secundário.

Há um milhão de maneiras diferentes em que podes reposicionar o que tens para oferecer de modo a servir um mercado em particular.

Começar um negócio online não significa que tenhas que inventar o próximo Google ou Facebook, ou uma ideia única que ninguém nunca ouviu.

Em vez disso, precisamos de pensar em cada os mercados como tendo muitas oportunidades, e perguntar a nós próprios:

  • O que posso fazer diferente do que toda a gente no mercado faz?
  • Quais são as minhas capacidades únicas que posso demonstrar?
  • Quais são as minhas experiências únicas que posso realçar?
  • A quem estou a visar que não está a ser servido por outros produtos ou serviços?

Responder a estas perguntas e olhar para os mercados desta forma é como podes construir num negócio online muito, muito bem sucedido.

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Ivo Ferreira
Ivo Ferreira

Sou o fundador de Coffeebreak – um site que criei num dormitório até um negócio online com mais de 1 milhão de visitantes mensais e milhares de euros em receitas. Hoje dedico a minha vida a ajudar outras pessoas a criarem negócios online de sucesso.

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