John Crestani estava sentado numa praia na Tailândia, pobre e perdido na sua vida quando abriu um livro que o transformou de um trabalhador temporário a um empresário de sucesso online.

Estávamos em 2009 e Crestani, na altura com 21 anos, tinha voado para a Tailândia depois de desistir da escola. Ele andava à deriva pelo país com um pequeno empréstimo da sua família e tentanto “encontrar-se”. Com esse fim, ele levou consigo livros espirituais como A Bíblia e a Bhagavad Gita (escrituras Hindu).

Mas a sua salvação acabou por ser o livro de negócios: The 4-Hour Workweek by Tim Ferriss, o agora clássico manual para soltar as amarras das nove-às-cinco através da construção de um negócio online.

O lema principal no livro de Ferriss é parar de trocar tempo por dinheiro e construir negócios que possam, eventualmente, trabalhar praticamente sozinhos depois de os montares: rendimento passivo.

Eu estava numa altura da minha vida onde tinha muito pouca direção, não sabia para onde estava a ir, e sentia um grande vazio em mim. Depois do livro eu achei, “Isto parece mega fantástico e quero fazer isso.” – diz Crestani

E ele fez. Crestani usou a sua garra e as dicas de Ferris para construir uma network de afiliados que gera actualmente $250,000 a $500,000 por mês e permite que viaje pelo mundo todo.

Enquanto milhares de pessoas aspiram a juntar-se a outros seguidores do estilo de vida de Tim Ferriss, Crestani pode ser considerado como um exemplo a seguir. Mas ele não conseguiu de um dia para o outro.

despedido

Anos de erros antes de 4 horas por semana

Crestani levou anos de falsos começos e experiências antes de finalmente chegar a um negócio vencedor e rentável.

A sua primeira tentativa neste mundo online foi vendendo produtos no eBay. Essa aventura rendia-lhe $1,000 a $2,000 por mês, e um contacto da equipa de segurança da PayPal. Existia um problema com o seu modelo de negócio: Crestani vendia produtos que a PayPal não aprovava. A sua conta foi encerrada e o seu negócio desmembrado.

Então ele voltou para a escola numa tentativa de aprender mais sobre as necessidades dos seus colegas. Exposto a computadores antes do seu primeiro negócio, Crestani usou as suas habilidades técnicas para conseguir as respostas a cada um dos cursos online de cada universidade – e usou essas respostas da forma como podes estar a imaginar.

“Eu tinha todas as respostas, e vendi esse conhecimento. Foi um sentimento estranho, nunca pensei que um PDF podia ser tão valioso. Foi a minha primeira experiência em trocar conhecimento por dinheiro” – disse Crestani

O resultado foram os seus primeiros $1,000 por dia. Mas a celebração (e o dinheiro) não durou. Crestani foi suspenso quando a escola suspeitou que conseguiu as respostas aos testes através de métodos ilícitos.

Apesar dos erros, Crestani nunca perdeu contacto com o seu objectivo final.

“The 4-Hour Workweek continuou a estar presente na minha mente. Ele plantou a semente, a ideia que não precisamos de trocar tempo por dinheiro.”

Ironicamente, ele estava muito próximo do sucesso que o livro fala. Tudo o que faltava era Crestani ser despedido do seu trabalho das nove-às-cinco.

De contratado a despedido

Aos 22 anos, Crestani conseguiu um “emprego real” trabalhando para uma firma de marketing em Los Angeles. A firma era especializada em publicidade pay-per-click em redes sociais. Crestani aprendeu tudo sobre o processo e rapidamente estava a gerir mais de 20 contas de clientes, criando anúncios atrativos, e estratégias inteligentes que vendiam demais.

Ele ficou tão bom em publicidade paga que multiplicou o negócio de um cliente por 40X. O seu chefe estava a ganhar mais de $110,000 por mês só com esse cliente. E Crestani era então nessa altura uma estrela dentro da companhia.

Por isso ele fez o que qualquer profissional com atitude faria: ele educadamente pediu um aumento.

“O meu patrão olhou para mim do outro lado da mesa quando pedi um aumento e disse, “Ou então?” – relembra Crestani

Em vez de apreciar o seu valor para a companhia, o seu chefe gozou com ele e disse para voltar ao trabalho. Crestani estava incrédulo.

Crestani mentalmente saiu desse trabalho a partir desse ponto e eventualmente acabou por ser despedido. Ele lutou para conseguir levar alguns desses clientes consigo para conseguir sobreviver enquanto construía o verdadeiro sonho: construir um negócio multi-milionário onde nunca mais teria um chefe novamente.

despedido

Inventar dinheiro

Crestani mostrou que era um profissional no marketing online. Ele sabia que queria viajar pelo mundo. E ele desejava independência das tradicionais amarras da vida corporativa.

Ele encontrou a ideia de promover produtos criados por outras companhias, em vez de gastar imenso tempo e dinheiro em promover os seus.

Por cada cliente que Crestani convence a comprar gera um lucro significativo para a sua companhia. Num exemplo, ele diz que recebe $40 por cada venda de um produto de $90. A empresa de Crestani, Nutryst, também recruta e ensina outros afiliados a vender estes produtos por eles, criando um efeito em rede que gera rendimentos massivos na ordem das seis figuras todos os meses.

Mas o seu ingrediente secreto é clonar-se a si mesmo: ele grava em vídeo cada campanha que cria, passo a passo, no seu computador e envia para a sua equipa para que possam duplicar os seus resultados.

Isto tem sido uma grande peça para o sucesso de Crestani.

“Em cada campanha multi-milionária que lanço, eu gravo-me obsessivamente no meu computador durante o processo. Passo depois os módulos para a minha equipa e garanto que eles conseguem fazer um trabalho tão bom quanto o meu.”

O resultado é um negócio que aumenta sempre que ele precisa. Tudo o que ele e a sua equipa precisam fazer é aumentar os seus gastos nessas campanhas e verem o dinheiro a entrar.

Essa paixão e os rendimentos que gera permitem que viaje pelo mundo à vontade. Ele trabalhou imenso para desenvolver um estilo de vida que não está dependente de chefes ou em aparecer num escritório. E as recompensas, enquanto lucrativas, valem muito mais do que apenas dinheiro.

Crestani diz que cresceu sozinho, obcecado com jogos de computador e ignorante relativamente a viagens pelo mundo. Agora, com 30 anos, o milionário está a planear a sua próxima aventura global enquanto projeta valores ainda mais elevados para a sua empresa.

“Eu queria abrir a mente para novas experiências. Estar sentado num quarto a jogar Diablo II nunca me pareceu um grande futuro. Por isso mudei” – disse Crestani

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Ivo Ferreira
Ivo Ferreira

Sou o fundador de Coffeebreak – um site que criei num dormitório até um negócio online com mais de 1 milhão de visitantes mensais e milhares de euros em receitas. Hoje dedico a minha vida a ajudar outras pessoas a criarem negócios online de sucesso.

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