Quase tudo o que está errado na tua vida é culpa tua

FACTO: Quase tudo o que está errado na tua vida é culpa tua.

Isso deixa-te chateado? Irritado?

Óptimo.

Vou deixar-te ainda mais irritado.

O teu rendimento, o teu peso, a tua vida sexual, a tua felicidade, e tudo o resto que se pareça com isto é CULPA TUA. É verdade. Tua.

Não é culpa dos teus pais (assumindo que tens mais que 18 anos). Não é culpa do governo. Não é culpa dos “feministas” ou dos “racistas”. Não é culpa dos milionários ou dos bilionários. Não é culpa do teu chefe ou dos teus colegas. Não é culpa da tua religião.

Não. É tudo culpa tua.

Desculpa. Mas é verdade.

Queres mais? Porque eu tenho mais.

Não é culpa da tua ex-namorada. Hey, foste tu que decidiste fazer dela tua namorada. Não precisavas de fazer isso.

Não é culpa do teu chefe. Não precisas de trabalhar nesse trabalho. Se não gostas, desiste. Arranja outro trabalho. Eu não disse que era fácil desistir ou arranjar outro trabalho. Apenas que os teus rendimentos são culpa tua. E também a tua felicidade no trabalho. Porque é.

Quase qualquer condição negativa na tua vida, não interessa o quanto possa parecer ser “culpa dos outros”, podes ter a certeza que são culpa das TUAS DECISÕES e das TUAS ACÇÕES. Portanto, culpa tua.

Não fazes dinheiro suficiente? Podias fazer bem mais se quisesses. Namorada é uma p*ta? Podias largar ela e procurar outra se quisesses. Namorado é um c*brão? Podias arranjar outro que te fizesses feliz se quisesses. És magro demais? Podias ficar mais musculado se quisesses. Pais de m*rda? Podias pedir apoio psicológico, ler livro de auto-ajuda, rodeares-te de pessoas melhores e virares a tua vida do avesso se quisesses.

Novamente, não digo que estas coisas sejam fáceis. Normalmente são muito difíceis. Fáceis ou difíceis são uma discussão à parte. Só estou a dizer que são culpa tua. Porque são.

“Isso é tudo treta Ivo. Nem tudo é culpa minha. Então e aqueles miudos que morrem de cancro? É culpa deles também?!?”

Claro que não é culpa deles. Existem excepções à regra. Mas como sempre, as excepções provam a regra. O facto de que tens que apontar para crianças que morrem de cancro para provares o teu ponto prova o quão fraco é o teu ponto.

Já agora, para te provar o quanto acredito nisto… esta regra também se aplica a mim. Todos os problemas que tenho na minha vida são culpa minha. Garantidamente, vivo uma vida fantástica e não tenho muitos problemas hoje em dia, mas os poucos que tenho, ou que tive, são culpa minha. Todos. Culpa minha. Não culpo nada nem ninguém sem ser eu próprio por todos e quaisquer problemas que tenha tido na vida a partir do momento que fiz 18 anos.

E essas são as boas notícias…

Porque é que são boas notícias?

Se a tua situação actual é culpa tua, tu podes mudar isso. Se fazes 25,000€ por ano e odeias, e é culpa tua, então podes fazer muito mais que isso se assim decidires. É óptimo se pensarmos assim.

É por isso que quando digo que a tua vida sexual ou o teu peso são culpa tua, não devias ficar irritado comigo, devias ficar contente. Isso significa que podes mudar isso. Se essas coisas não fossem culpa tua, estavas f*dido… para o resto da vida.

Eu ADORO que os meus problemas sejam culpa minha. Acho isso fantástico! Dessa forma tenho o poder de os mudar. Os problemas que tive no passado foram culpa minha. Então pus todos os meus esforços neles, e agora deixaram de ser problemas. Fico contente que tenham sido culpa minha, porque se não fossem, eu provavelmente ainda teria esses problemas.

E já agora, se os teus problemas são culpa tua, isso também significa que as coisas boas na tua vida são culpa tua. Então, se fazes muito dinheiro, ou tens um relacionamento fantástico, e conseguiste isso com os teus esforços, dá uma palmada nas tuas costas. Foi “culpa tua”. Foste tu que fizeste isso. BOA!

Tudo na tua vida é culpa tua. Isso significa que podes mudar tudo na tua vida que não gostes.

E essas são as más notícias…

As más notícias é que ter o poder de mudar significa ter a responsabilidade de mudar.

Se isso parece difícil de suportar, pára de escrever qualquer insulto que estás prestes a fazer-me e pensa nisso por um segundo – porque quero ter uma conversa contigo num sítio a que chamo de ‘Realidade’.

Se estás prestes a dizer-me que ter o poder para mudar as coisas parecem óptimas notícias, suspeito que sejas o tipo de pessoa que posta muitas frases inspiradoras nas redes sociais. Provavelmente até lês muitos livros de auto-ajuda.

Provavelmente pensas que a positividade é a chave para a felicidade. E no entanto tens estado na MERDA do mesmo trabalho durante os últimos anos, sem qualquer mudança à vista.

As pessoas que não percebem que ter o poder para mudar as suas vidas é uma “má notícia” ainda não contemplaram o esforço Herculano que é preciso para tornar as coisas melhores.

O tempo. A energia. O cansaço. A luta. O sacrifício. A fome. O conhecimento árduo de que a ÚNICA maneira de as coisas ficarem melhores é quando as fazes melhor, milímetro por milímetro.

Pessoas que se atiram de cabeça e de coração percebem que o poder de mudar as coisas implica a responsabilidade de mudar as coisas.

E algo que seja assim tão assustador são más notícias.

Aceita isso.

ACEITA isso como sendo verdade, e deixa isso entrar até ao calor dos teus ossos. E só depois decide se achas que vale o esforço.

Queres fazer mais dinheiro? Despedir o teu patrão? Largar o trabalho que odeias?

Óptimo. Aceita que todos esses pensamentos são o resultado de más situações, que só existem porque tu as criaste!

O quão libertador é isso? É a melhor notícia que ouviste o dia todo.

Agora: muda isso!

Mudar parece muito assustador? Muito difícil?

Não tens o que é preciso para passares um ano dormindo apenas duas horas por noite enquanto constróis um negócio? Muito assustado em dizeres que não ao teu chefe? Confortável demais no teu trabalho actual para pegares fogo àquela MERDA toda?

Fixe.

Desfruta da mediocridade.

Todos os outros? Vejo-vos no topo. Estou ansioso por ver as vossas cicatrizes.


P.S. tens o que é preciso para estar no topo comigo? Completa a frase nos comentários abaixo: “Eu vou chegar ao topo porque ____”. Adorava saber as tuas razões.

Bem Vindo à Geração Milionária
Nós partilhamos conteúdo que tu podes realmente usar para mudar a tua vida, duas vezes por semana.
Tu nasceste com um propósito, caso contrário não estarias aqui. Clica no botão abaixo e junta-te a uma óptima comunidade de pessoas que já estão a mudar as suas vidas.
JUNTA-TE À COMUNIDADE
Download de

7,250,164,321 razões porque podes fazer uma vida de sucesso online

Faz download gratuito do nosso guia e aprende como pessoas 'normais' estão a pegar nas suas habilidades e a transformá-las em negócios online extraordinários.
QUERO ACESSO IMEDIATO
Bem Vindo à Geração Milionária
Nós partilhamos conteúdo que tu podes realmente usar para mudar a tua vida, duas vezes por semana.
Tu nasceste com um propósito, caso contrário não estarias aqui. Clica no botão abaixo e junta-te a uma óptima comunidade de pessoas que já estão a mudar as suas vidas.
JUNTA-TE À COMUNIDADE