Como começar um Blog de Moda e torná-lo um sucesso em 2017
Como começar um Blog de Moda e torná-lo um sucesso em 2017

Então queres aprender como começar um blog de moda, huh? Bem, tenho grandes notícias para ti. Blogs de moda são enormes neste momento.

Este guia não é só sobre começar blogs de moda. Vou mostrar-te algumas dicas passo a passo para começares qualquer blog em qualquer indústria e garantires que o fazes como deve ser.

Oh, e se tu realmente queres saber como começares, criares e cresceres um blog (qualquer blog), eu preparei um guia detalhado sobre uma abordagem inesperada em como ganhares dinheiro em 2017. Apenas coloca as tuas credenciais abaixo e o guia é todo teu.

Como começar um blog de moda: é preciso coragem!

O que há de tão bom em ser uma bloguer de moda? Fora o facto de que normalmente recebes roupas e maquilhagem dos teus patrocinadores e és convidada para eventos de moda, ser bloguer é uma óptima forma de colocares um pé numa indústria que é muito difícil de entrar e que muitos desistem a meio caminho.

Não vamos falar só do bom por aqui – ser bloguer é muito duro.

E se realmente queres começar um blog de moda tens que estar preparada para entrares num mercado que está tão preenchido e saturado que vais lutar apenas por um espaço para respirar.

A competição e o barulho são intermináveis.

Mas existem boas notícias: 95% desses blogs não prestam.

Eu quero dizer, eles REALMENTE não prestam.

Isso dá-te uma oportunidade para fazeres algo fantástico e especial mas, tal como o parágrafo diz, vais precisar de coragem. Vais ter que fazer isto funcionar sendo esperta e diferente. Se não estás preparada para isso mais vale parares por aqui.

Porque deves dar-me ouvidos?

Quem sou eu?

Sou Ivo Ferreira, autor nomeado em 2016 e fundador de Coffeebreak e Geração Milionária. Os meus artigos já fizeram destaque na Rádio Comercial, Hiper FM, Jornal de Negócios, Revista Expresso e mais.

Nos últimos 6 anos tenho criado vários blogs de sucesso e já ajudei centenas de jovens empreendedores a criarem, começarem e crescerem os seus negócios online.

Os passos básicos para começar um blog de moda

Agora que vimos a parte assustadora podemos ir para aquilo que interessa. Saber como começar um blog de moda e torná-lo um sucesso significa seguir estes passos básicos (já entramos em detalhes):

  1. Conseguir um nome de domínio e o teu alojamento
    Por favor, por favor, por favor não comeces o teu blog no Tumblr ou Blogger. Esses sites são ferramentas promocionais para o teu blog principal ou website. Se queres realmente crescer uma marca e criares um negócio do teu blog de moda, então queres o teu próprio nome de domínio e alojamento de forma a começares um blog em WordPress. A maior parte dos grandes sites faz desta forma. Eu faço.
  2. Descobre porque és fabulosa primeiro
    Como disse no início, tu precisas realmente de saber porque és diferente. Existem milhões de blogs de moda por aí e a não ser que faças algo diferente vais ficar perdida no barulho. Certamente não queres isso.
  3. Publica o conteúdo mais irresistível que o teu cérebro consegue criar
    Assim que o teu blog esteja pronto e a funcionar, não publiques apenas porcaria que escrevas em 5 minutos porque queres ir sair e beber com as amigas. Ser bloguer dá trabalho. Por vezes levo dois ou três dias a escrever um artigo. Tens que fazer o teu cérebro trabalhar bem forte.
  4. Promove, Promove, Promove
    Faz amigos. Muitos deles. Faz amigos com os teus leitores e com outros bloguers que são já bem melhores que tu e possam dar-te uma mão amiga. Isso significa crescer uma lista de emails e ser activa em sítios como Facebook, Instagram e Snapchat.

E agora és bem sucedida e famosa!

Bem, ainda não.

Vamos entrar em detalhes sobre todos estes pontos.

1. Precisas de ter o teu próprio alojamento para começares um blog de moda

Já falei disto em vários outros artigos mas é tão importante e constantemente vejo pessoas a fazerem isso, por isso tenho que o voltar a dizer.

Um blog gratuito não é uma boa solução.

Se queres começar um blog que eventualmente se vá tornar num negócio, então tu precisas de ter o teu próprio nome de domínio e alojamento.

Porquê?

Porque esse blog será o local de onde vais lançar todos os projetos que te lembres no futuro. Será o local de onde vais promover tudo o que faças e será onde os grandes nomes da indústria irão para te conhecer.

Por isso, porque deves começar um blog num alojamento gratuito com o nome de outra companhia nele? Consegues imaginar começares um restaurante ou uma loja e teres o nome de outra companhia? Nem pensar!

Aqui fica uma grande dica que te vou dar sobre o teu futuro. Eu garanto que isto vai acontecer. Acontece a todas as pessoas que cometem este erro.

Se começares um blog num serviço gratuito, um dia vais querer mudar para o teu próprio alojamento.

Esta é uma realidade. E agora que sabes isso deves ser esperta e evitar dores de cabeça futuras de uma possível migração e começar um blog de moda de uma forma que te ajude a longo prazo.

Não parece complicado, mas como fazer isso?
Deves começar por descobrir um bom nome de domínio e depois estás pronta para começar o teu processo. Procura algo fácil, mas que deixe o leitor perceber sobre aquilo que falas no teu blog.

Aqui ficam as características de um bom nome de domínio:

  • Pequeno, simples, fácil de ler, fácil de escrever e agradável à vista
  • Apropriado para o teu tópico, reflete a tua mensagem
  • Não deve ter número ou hífenes
  • Diferente da tua competição, único, distintivo e disponível
  • Legalmente defensível, e não registado por outra companhia

Já tens uma ideia para um óptimo nome de domínio? Clica na imagem abaixo para começares:

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Eu juntei um serviço gratuito de instalação de blogs. Dá uma vista de olhos aqui.

Disclosure: Eu ganho uma comissão se subscreveres em Bluehost usando o meu link sem qualquer custo adicional para ti. Eu apenas recomendo productos e serviços que uso. Se escolheres comprar pelo meu link de afiliado, obrigado pelo suporte!

O que acontece a seguir?
Assim que tiveres o teu blog a funcionar vais ser seduzida por milhões de plugins e temas. Vais querer mudar coisas e mexer em vários aspectos do teu tema e nunca actualmente criar qualquer tipo de conteúdo. Isso é um grande erro.

Então deves ler a próxima secção antes de te perderes em detalhes pouco importantes.

2. Para começar um blog de moda precisas primeiro de saber porque és fabulosa

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Se seguiste em frente e começaste o teu novo blog de moda, isso é óptimo – isso mostra que tens paixão e energia.

Mas existem algumas coisas que tens que considerar sobre tornares um blog bem sucedido, fantástico e totalmente fabuloso.

Ser diferente é estar vivo
Isso pode parecer um pouco dramático mas é totalmente verdade. Se o teu blog for igual a todos os outros blogs de moda (ou música, viagens, desporto) que existem por aí, então vais falhar e desistir nas próximas semanas.

Se, por outro lado, tu sabes porque é que és fabulosa e trabalhas duro para garantir que isso é uma parte da tua marca e fazes com que as outras pessoas percebam porque és diferente, vais encontrar-te a ter pequenos sucessos dia após dia.

Estes pequenos sucessos são muito importantes.

Eu acho que tudo gira à volta deles.

Então, como podes começar um blog de moda que seja diferente de todos os outros?

  • Coloca a tua cara nele
    Tu vais ser uma grande parte do teu blog. Tu é que escreves nele! Garante que as pessoas sabem de onde vêm todas aquelas ideias.
  • Conta a tua história
    Porque estás a escrever este blog? Porque é que as pessoas devem prestar atenção a ti? Conta-lhes a tua história mesmo que seja muito, muito grande.
  • Pensa numa marca forte e diferenciada
    A tua marca não é só o teu logo – é tudo o que tu fazes. É tudo o que as pessoas pensam de ti. Garante que o teu nome, logo, design e estilo estão todos em sintonia e que todos trabalham para tornar o teu blog diferente.
  • Toma riscos
    Precisas de tomar riscos com o teu conteúdo (tal como eu estou a fazer agora escrevendo um artigo sobre moda para milhares de leitores!). Fala de coisas que interessam para ti – não tentes ser como qualquer pessoa. Esta é actualmente uma das partes mais difíceis.

Tudo isto se define em teres um conhecimento profundo sobre o porquê de estares a fazer o que estás a fazer.

Tenta e encontra algumas ideias das tuas motivações antes de começares.

3. Publica o conteúdo mais irresistível que o teu cérebro consegue criar

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Isto é o que é ser bloguer.

Mesmo que tenhas feito alguns erros nas últimas secções – escolher um mau domínio ou começar num alojamento gratuito (ugh) – mesmo assim podes fazer tudo funcionar se conseguires criar conteúdo irresístivel.

Com o que se parece um conteúdo irresístivel?
Bem, o melhor conteúdo não é muito sobre como é que ele se parece. Pode ser na forma de vídeo ou um artigo ou um eBook. Isso não importa muito.

O melhor conteúdo, no entanto, é algo que muda a vida das pessoas.

Novamente, isso pode parecer dramático mas nem é assim tão surpreendente.

Se o teu blog de moda for sobre ajudar mulheres curvílineas, então o conteúdo que escreves deve tentar alguém se sentir melhor por um dia.

Isto é muito importante. E os teus leitores vão lembrar-se disso.

O melhor conteúdo resolve problemas. Tu e o teu cérebro devem passar muito tempo a tentarem criar as melhores e mais irresistíveis ideias que possam pensar.

Então como fazemos isso?

  • Faz planos
    Deves criar uma estratégia para o teu blog. Descobre aquilo que as pessoas querem ver agora e no futuro.
  • Copia a tua competição e depois sê melhor
    Vê o que a tua competição está a fazer para ser bem sucedida e depois copia-a mas faz as coisas diferentes, únicas e melhores. Não vale a pena reinventares a roda.
  • Torna-te uma profissional
    Fotos profissionais, vídeos, gráficos – todas essas coisas podem fazer uma grande diferença na imagem que passas aos teus leitores.
  • Escreve, escreve, escreve
    Queres melhorar a forma como escreves? Bem, então precisas de escrever MUITO. Escreve todos os dias e tenta encontrar a tua voz. Escreve artigos longos que acrescentam imenso valor (tipo este!).
  • Foca-te em conteúdo renovável
    Conteúdo renovável são aquelas coisas que escreves que continuam relevantes não só por uma ou duas semanas mas para sempre. Este é o ponto chave para crescer um blog de sucesso.

Agora, a razão porque mencionei o cérebro no título desta secção é porque estes tipos de coisas cansam realmente o teu cérebro se as tiveres a fazer bem.

O melhor conteúdo não é fácil de criar. Isso leva horas de pesquisa e muitas horas para escrever e editar (eu levei literalmente 5 dias para juntar todo este conteúdo, e eu tenho imensa experiência nisto).

Mas é muito importante que faças o esforço e tentes ser completamente fabulosa com o teu novo blog de moda porque se não o conseguires das primeiras vezes, mesmo assim consegues atrair a atenção das pessoas.

4. Promove, promove, promove

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Enquanto o bom conteúdo é muito importante, tu realmente tens que garantir que promoves, promoves, promoves.

Já disse isto muitas vezes: são os teus colegas e leitores e as relações que crias com eles que te vão tornar famosa.

Então como fazes isso?

  • Espia outras bloguers de moda
    O primeiro passo é entrares no Facebook ou Youtube e começares a espiares as melhores bloguers de moda. Descobre quem são, o que fazem e como o fazem.
  • Estabelece contactos
    Começa lentamente a fazer contactos com elas sobre os seus conteúdos. Ajuda-as as terem mais comentários e tenta fazer amigo.
  • Partilha conteúdo
    Começa a partilhar os seus conteúdos no teu próprio blog. Deixa-as saber que falaste delas. Tenta estabelecer um relacionamento aprendendo a escrever emails.
  • Começa discussões
    Sempre que possível (fóruns, comentários, Twitter, etc.) tenta começar discussões. Não no sentido de insultar ou denegrir a imagem de alguém, mas sim no sentido de começar conversas colocando questões e dúvidas. Alguns dos melhores relacionamentos que consegui foram feitos desta forma.
  • Usa o Skype
    Se conseguires que outro bloguer fale contigo no Skype, geralmente irás fazer uma parceria para a vida. Este é um fantástico meio que não usamos vezes suficientes.

Estas são algumas das melhoras formas como faço a promoção dos meus blogs, mas existem muitas outras formas de o fazeres também. Solta a tua criatividade!

Bónus: Lições para todos nós

Para te ajudar no teu processo de network (ou relacionamentos com outras bloguers), eu fiz uma lista categorizada de alguns dos melhores blogs da indústria. Visita esses sites, vê o que fazem bem e depois tira ideias e estabelece contactos.

Para qualquer pessoa que não esteja interessada em começar um blog de moda, mesmo assim acredito que os blogs abaixo vão dar-te um bom local para estabeleceres contactos.

A Pipoca Mais Doce
Considerada com a melhor bloguer em Portugal, a Pipoca Mais Doce é agora mais do que um blog: é um negócio imensamente lucrativo. Embora não seja fã do conteúdo, acredito que é uma enorme fonte de motivação para quem está a começar um blog de moda.

A Maria Vaidosa
Mais uma top em Portugal, desta vez não pelo conteúdo que publica no blog mas sim pela forma como construiu uma enorme legião de seguidores através do seu canal no Youtube. Tal como ela diz no blog, “Desculpem, mas nunca sei muito bem o que escrever aqui no blog…”

A Inês Ribeiro
Dias de uma princesa
Style It Up
Jessy James
The French Fries

Tal como mencionei acima, existem muitos blogs de moda por aí. Aprende a conhecer a tua competição. Sê amiga dos teus inimigos, como se diz. A verdade é, quanto mais amigas bloguers tiveres, mais vais aprender delas.

Eu realmente acredito que ainda existe muito espaço para novos blogs de moda fabulosos e de sucesso. O teu vai ser um deles?

Qualquer que seja a tua escolha; é importante focares-te nas estratégias e táticas certas

Se estás empenhada em começar um blog de moda (ou qualquer outro blog), é crítico que percebas como identificar uma ideia rentável antes de começares. Dessa forma, podes prevenir-te de desperdiçares meses ou anos em algo que está condenado desde o ínicio.

Para te ajudar, eu criei um eBook sobre Ganhar Dinheiro em 2017. Deixa apenas o teu nome e email abaixo para o conseguires.

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Ivo Ferreira
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Sou o fundador de Coffeebreak – um site que criei num dormitório até um negócio online com mais de 1 milhão de visitantes mensais e milhares de euros em receitas. Hoje dedico a minha vida a ajudar outras pessoas a criarem negócios online de sucesso.

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